Scroll Top
50 DICAS DE LIVROS EXTRAORDINÁRIOS PARA VOCÊ CRIAR UM MINDSET DE SUCESSO E RIQUEZA

Coloque Seu Melhor Email  e receba o Ebook 50 DICAS DE LIVROS EXTRAORDINÁRIOS PARA VOCÊ CRIAR UM MINDSET DE SUCESSO E RIQUEZA

 

Mentalidade de Sucesso

3 Livros Essenciais para ter sucesso na vida pessoal e profissional

3 Livros Essenciais para ter sucesso na vida pessoal e profissional

 

Hoje em dia a leitura de livros que nos ensinam técnicas e novos hábitos são imprescindíveis para que se ter sucesso e melhorar o nosso relacionamento com as pessoas. Neste post selecionamos 3 Livros Essenciais para ter sucesso na vida pessoal e profissional.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, O Poder do Hábito e A Única Coisa são três livros essenciais para você cultivar um mindset de sucesso e transformar sua vida de forma espetacular. A seguir você vai ler um resumo de cada livro e daí a decisão é sua se compra ou não.

 

 

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

 

Pode não parecer, mas as pessoas não nascem eficazes, elas desenvolvem hábitos que as tornam produtivas e focadas. Que tal saber quais são esses hábitos?

Se você produz além de sua capacidade, você irá se esgotar. Porém, se você estiver produzindo abaixo, quem estará se esgotando será o seu tempo.

Os 7 hábitos estão em harmonia com esta lei natural. Não são um conjunto desconexo de fórmulas milagrosas destinadas a estimular as pessoas.

Os 3 primeiros hábitos falam do seu autodomínio.
Os 3 hábitos seguintes tratam das relações com os outros.
O 7º hábito só diz respeito a você mesmo.

1) Seja proativo

Para desenvolver sua proatividade, tente o seguinte:
– Tenha um objetivo e atue dia após dia para alcançá-lo.
– Preste atenção às palavras que usa. Há sempre uma forma positiva de encaminhar sua vida.
– Trabalhe durante 30 dias praticando os princípios. – Coloque especial atenção naquelas coisas que possa controlar.

2) Objetivo em mente

Trace um objetivo e concentre-se para focar nas metas mais desejadas por você.

Aqui trago uma sugestão minha: identifique quem você quer ser, social, pessoal e profissionalmente.

3) Faça o mais importante primeiro

Pense em 2 ou 3 resultados importantes que queira alcançar para cada um dos seus papéis e atente para que estejam alinhados aos seus objetivos a longo prazo.

4) Ganha/Ganha

Covey defende que é possível um jogo onde ambas as partes ganhem. As negociações devem ser mutuamente benéficas e satisfatórias. Pessoas ou organizações que abordam conflitos a partir de uma atitude ganha x ganha possuem três traços de caráter vitais, que são:
– Integridade
– Maturidade
– Mentalidade da abundância: que é acreditar que há muito para todos. Esta crença nos ajuda a pensar que as pessoas não precisam sair perdendo. Todos podem sair ganhando.

5) Comunicação Empática

É o mais emocionante e o mais simples para se colocar em prática imediatamente. Comunicar, ouvir e compreender.

6) Sinergia

O hábito de sinergizar implica então na cooperação criativa e no trabalho em equipe. As pessoas com mentalidade ganha x ganha e que escutam com empatia podem aproveitar suas diferenças para gerar ideias e opções que não existiam antes.

7) Autorrenovação

Aqui você cuida de se aprimorar física, mental, social/emocional e espiritualmente, porque o maior patrimônio é, sem nenhuma dúvida, VOCÊ mesmo!
Um programa equilibrado de autorrenovação nas quatro áreas de sua vida é fundamental, considerando as dimensões: física, mental, espiritual e social.

O PODER DO HÁBITO

 

O poder do hábito domina o tempo todo você. Isso acontece quando você entra no carro, ajeita o banco, coloca o cinto, acerta os espelhos , coloca o pé na embreagem, liga a ignição….Durante toda essa operação você não pensa mais, entra em piloto automático.

Cada um dos nossos hábitos segue um ciclo composto de 3 etapas: tem um diferente gatilho, uma rotina e oferece uma recompensa única. Alguns são simples e outros complexos, valendo-se de gatilhos emocionais e oferecendo sutis prêmios neuroquímicos. Mas todo hábito, não importa se é complexo, é maleável. O mais viciado alcoólatra pode se tornar sóbrio novamente. Um aluno que abandona os estudos básicos pode se tornar também um executivo de sucesso.

Mas, muito diferente do que você havia aprendido, mudar hábitos não é apenas uma questão de força de vontade. Com certeza, todos nós temos hábitos que já tentamos parar e falhamos. Tentamos também adquirir outros e abandonamos.

Se não depende de nossa força de vontade, de onde vem essa força tão poderosa?

Bem, a ciência já sabe que você não deve culpar a sua falta de determinação. Não é isso! É sim, uma falta de comprensão de como os hábitos realmente funcionam e se alimentam.

Pesquisadores descobriram um ciclo neurológico simples no centro de cada hábito. Em todos os hábitos, verifica-se a existência de três partes: uma rotina, uma recompensa e um gatilho. Os pesquisadores deram o nome de ciclo do Loop do Hábito.

Se você tem um comportamento pelo qual deseje se livrar (e quem não tem?), os passos a seguir irão mostrá-lo como usar do poder do hábito para abraçar uma mudança:

Passo Um: Identifique a Rotina;
Passo Dois: Experimentar as Recompensas;
Passo Três: Isolar o Gatilho
Passo Quatro: Tenha Um Plano

Existem certos hábitos que, uma vez quebrados ou adaptados, tendem a produzir desdobramentos e mudanças positivas. Estes são conhecidos como a Chave para o Hábito. Pesquisadores revelam que a mudança bem-sucedida não dependente de ter tudo exatamente certo, mas ao invés disso, confiam na identificação de poucas prioridades chaves que são poderosas alavancas.

Estudos da última década mostraram que se exercitar, mesmo que não frequente como uma vez por semana, produzem um impacto no preparo físico e nas rotinas diárias das pessoas e começam a alterar outros padrões, geralmente de modo inconsciente.

“Exercitar-se extravasa” afirma James Prochaska, um pesquisador da Universidade de Rhode Island. “Existe algo sobre exercitar-se que torna outros bons hábitos serem mais fáceis. ”

Aqui estão outras chaves simples para alguns bons hábitos:

Fazer refeições familiares. Estudos tem documentado que famílias com hábitos de jantarem juntas parecem criar filhos com melhores competências nas tarefas de casa, melhores notas escolares, maior controle emocional e mais confiança.

Fazer sua cama todas as manhãs. Este simples comportamento tem relação com maior produtividade, senso maior de bem-estar e maior facilidade conseguir se ajustar a um orçamento.

Manter uma alimentação diária. Em 2009 um estudo fundado pelo Instituto Nacional de Saúde (National Institutes of Health) reuniu um grupo de 1.600 pessoas obesas. Foi pedido a elas que anotassem tudo o que elas comiam em todos os dias da semana. Este único e simples hábito – uma rotina alimentar – criou uma estrutura que trouxe outros bons hábitos e os ajudou a identificar os padrões dos hábitos e a melhorarem as suas saúdes. Seis meses depois dentro deste estudo, as pessoas que mantiveram uma rotina alimentar registrada tiveram perda de peso duas vezes maior do que as demais pessoas obesas.

 

 

A ÚNICA COISA

 

Por que tentar fazer tudo não costuma trazer sucesso?

Como transformar o seu “fazer de tudo” em uma abordagem orientada para uma “Única Coisa” e alcançar mais fazendo menos?

Como gerir o seu tempo para melhorar o seu trabalho, vida doméstica e ainda alcançar sucesso em paralelo?

Para ajudar você a responder estas perguntas, os renomados autores Gary Keller e Jay Papasan escreveram o brilhante livro “The One Thing” (traduzido no Brasil como “A Única Coisa”).

Eu trago de forma sucinta, dando a interpretação adequada ao padrão brasileiro e alinhado com a minha experiência como executivo e mentor de empresas.

Este post foi feito para você que tem muito pouco tempo para ler, mas pode conhecer todos estes seis segredos de forma prática.

Tudo bem, não há nada de errado em se dedicar ao seu trabalho, sua família e em construir o seu futuro. Claro que não. Mas a questão é: você está focado no que é realmente importante? Você se dedica hoje a uma Unica Coisa, que sintetize seus sonhos, seus desejos e suas aspirações?

Bem, veja essa metáfora: a ciência diz que cada peça de dominó tem energia suficiente para derrubar uma outra 50% maior que o seu tamanho.

Se alinharmos os dominós um a um, começando por um de 5 cm, de modo que cada um tenha tamanho 50% maior que o anterior, ao darmos o primeiro toque, é disparada a sequência.

Você precisa criar um efeito dominó em sua vida. Deve procurar a coisa certa e dar o toque inicial.

Para isso, diariamente, faça para si a seguinte pergunta: Qual é a única coisa que eu posso fazer que alinhe minhas prioridades na direção do meu objetivo maior?
De posse da resposta, não permita mais que sua concentração seja dividida com outras coisas que levarão à quebra de energia. Cole-se definitivamente neste único objetivo até alcançá-lo.

Somente com a decisão correta (foco), por meio de ações alinhadas (o hábito), é que se consegue produzir resultados extraordinários.

Aprenda a dizer não a multi-tarefas e também a tudo aquilo que subtrai seu tempo. Concentre-se naquilo que você definiu como a sua Única Coisa.

Com base nestes dados, você trocará o seu rol de afazeres dispersos por uma lista de sucessos.

 

Agora vamos aos 3 últimos segredos:

4º)
Você deve usar a regra do 80×20, ou seja, o princípio de Pareto.
O princípio de Pareto aplicado na gestão sugere mantermos foco concentrado nos 20% que realmente importam.
Com base no princípio, um quinto do tempo de um dia de trabalho ou seja, 20% – que representa as tarefas mais relevantes – provavelmente irá produzir o equivalente aos outros quatro quintos restantes dos resultados, ou seja os 80%.
Por isso, a insistência do autor em você identificar o foco e dedicar-se diariamente a essas atividades.
Com certeza o resultado será excepcional.

5º)
Com base nessa pesquisa, o autor do livro afirma que você precisará se dedicar 3 horas diárias para “A Única Coisa” por 365 dias por ano.
Isso resultará em pouco mais de mil horas. Ao final de 10 anos, teremos dedicado em torno de 10 mil horas ao grande projeto e você já terá se tornado um profissional de elite, realmente extraordinário.
Porém, você pode ainda ter a opção de balancear mais o seu tempo.
Desejando manter suas férias e descansos planejados com a família, você deverá então, aumentar para 4 horas diárias de dedicação à Única Coisa.
Assim, em 250 dias no ano, você também conseguirá manter as mil horas anuais, necessárias para que, em 10 anos, você conclua o seu grande projeto, que é se transformar em um profissional de destaque, naquele segmento que você escolheu para ser um expert. O restante dos dias do ano você pode programar férias, folgas, licenças para viagens com a família, etc.

6º)
Buscar uma vida equilibrada significa nunca buscar nada nos extremos. É permanecer sempre no centro.
Mas, fique atento, estamos falando de você se tornar um profissional memorável, extraordinário mesmo. Então, essa mágica nunca acontecerá no centro. O centro é para os medianos.
Como no exemplo mencionado no segredo 2, se você deseja mudar o corpo através da musculação, não será em apenas em um dia que isso acontecerá. Para ocorrer a verdadeira transformação você precisará se dedicar com periodicidade e tempo focado neste objetivo.
Só depois de algum tempo os resultados começam a aparecer.
Isto toma também parte de seu tempo que poderia, talvez, ser dedicado a uma outra atividade, talvez mais prazerosa.
A mágica do extraordinário acontece exatamente aí, nos extremos.
Portanto, ao dedicar-se à Única Coisa, nossas vidas pessoais podem ser profundamente afetadas e, portanto, devemos sempre balancear, negociar com o tempo, que significa também, planejar tempo para a família, amigos, lazer, etc.

 

João Francisco

 

Se você gostou das dicas e quer saber mais sobre outros livros interessantes acesse o link abaixo e baixe um E-book que escrevi com 50 DICAS DE LIVROS EXTRAORDINÁRIOS PARA VOCÊ CRIAR UM MINDSET DE SUCESSO E RIQUEZA.

Lista: 50 livros para criar uma mentalidade de sucesso

BAIXE O E-BOOK AQUI.

 

 

 

 

 

Quer receber um Ebook Sensacional!

Quer receber um Ebook Sensacional!

Coloque seu email abaixo e receba gratuitamente Ebook 50 DICAS DE LIVROS EXTRAORDINÁRIOS PARA VOCÊ CRIAR UM MINDSET DE SUCESSO E RIQUEZA

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Espere, Temos Um E-book gratuito para Você!  

 

SOMOS CONTRA SPAM